segunda-feira, 17 de agosto de 2015

VOCÊ ESTÁ MUDANDO?


A cada dia tenho a sensação que o mundo muda mais rápido e devo lhe dizer que isso vai aumentar daqui pra frente.
Já posso identificar 11 coisas que vão deixar de existir daqui a bem pouco tempo. Se eles não deixarem de existir vão passar por uma transformação justamente para não deixar de existir.
Os táxis por exemplo, com a proliferação de aplicativos parecidos com o Uber não há outro caminho além de mudar a forma como hoje utilizamos o taxi, todo esse sistema de bandeiragem, taxímetro não se enquadra a esse momento onde qualquer celular tem um GPS.
E por falar em GPS ele praticamente sepultou o mapas impressos, lembro-me do fascínio que esses mapas enormes fixados em paredes de empresas causavam. Lembro-me que na minha adolescência trabalhava na expedição de uma empresa e toda vez que ia até a área onde separavam as mercadoria ficava ali diante daquele mapa que tomava a parede inteira procurando onde morava. Depois traçava uma rota até o trabalho e ficava imaginando a distancia que todos os dias percorria. Hoje com alguns poucos toques, você traça a mesma rota no celular, com mapas sendo atualizados automaticamente e graças ao GPS posso ouvir o caminho a ser seguido... também disse adeus aquele grande guia de ruas que todo carro possuía em seu porta luvas.
Mas viram outras mudanças.... os correios por exemplos não vai precisar entregar correspondências porque simplesmente deixamos de enviar cartas. Desde o dia que abri meu primeiro e-mail nunca mais toquei em um selo... nem sei como isso funciona hoje nos correios.
Essa empresa deve nos próximos anos focar na entrega de produtos comprados pela internet e assim se tornar de vez uma grande transportadora.
O papel não digo que vai desaparecer mas a cada dia diminuir o consumo, vamos digitalizar cada vez mais tudo o que possuímos enquanto papel.
Alem de não ocupar lugar físico estaremos preservando recursos naturais.
Os telefone residenciais também serão reduzidos, cada vez mais estão sendo substituídos por celulares. Hoje isso já esta acontecendo em muitos lugares.
Com o aumento dos celulares começamos a perceber uma mudança na utilização dos mesmo, os usuário passam a demandar mais do plano de dados do que os planos de voz, essa é um tendência. O celular deixa de ser um aparelho de telefone móvel e cada vez mais é visto como uma computador portátil.
Cartões de crédito também estão com os dias contados. Empresas como o Google e a Apple já patentearam tecnologias capazes de fazer a cobrança de valores pelo celular.
Você não vai precisar de um cartão de credito, nem mesmo uma carteira ou dinheiro, o seu celular será capaz de suprir todas essas necessidades.
Vemos uma queda no consumo de cinemas, cada vez mais as pessoas deixam de buscar essa forma de entretenimento, raramente você consegue ver uma sala com 100% dos lugares ocupados. Com a popularização de serviços de Streaming como o Netflix os consumidores deixam de consumir cinema e passam a utilizar opções caseiras. Isso afeta diretamente as companhias de TV por assinatura e tudo é impulsionado graças a oferta de televisores cada vez mais baratos, junte tvs baratas e serviços de streaming com bom preço que tanto o cinema quanto os canais a cabo estão com os dias contados.
O armazenamento em nuvem também vai acabar com as mídias de armazenamento convencionais, DVD, CD, Pen Drive...
Mas ainda é prevista uma substituição que vai te impactar diretamente.
A ciência esta a um passo de alcançar a singularidade, ou seja a capacidade da consciência artificial ultrapassar a consciência humana.... sei que isso soa meio exterminador do futuro mas realmente estão estudando e aplicando tempo nisso.
Enquanto isso não acontece a robótica avança a passos largos com aperfeiçoamentos frequentes o que pode simplesmente extinguir empregos em um curto espaço de tempo.
Redes de Fast Food já vislumbram em 5 anos substituir atendentes e preparadores por maquinas capazes de além de atender e cobrar o cliente produzir o lanche a partir de sua escolha.
Junte tudo isso e imagine como será o mundo daqui a 5 ou 10 anos. Não consigo ver o mundo com bons olhos. Não consigo enxergar amor nisso tudo.
Fico a me perguntar o que será de nós seres humanos?
A cada dia o amor vem sendo extinto, vem sendo substituído, sendo reembalado, formatado.
Não aceite esse rotulo.

Você nasceu para amar. Ame sem medo e sem limites.

0 comentários: